NUMA LUTA CONTRA A MORTE

JÁ LÁ VÃO UNS MESES DESDE QUE PERDI O MEU IRMÃO, TINHA 38 ANOS E NÃO RESISTIU A UMA LEUCEMIA. RECORDO O DIA EM QUE ME LIGOU A PEDIR PARA FALAR COM UM MÉDICO AMIGO, PORQUE LHE TINHA SIDO DIAGNOSTICADA UMA DOENÇA GRAVE. AO PRINCIPIO TUDO PARECIA FÁCIL, ERA TRATAVEL, NADA QUE UMA QUIMIOTERAPIA OU AUTOTRANSPLANTE NÃO RESOLVESSE, O PRIMEIRO TRATAMENTO NÃO CORREU MAL, ESTARIA CURADO, MAS DEPOIS LÁ VOLTARAM OS NODULOS, E O TORMENTO DOS TRATAMENTOS, FOMOS CHAMADOS A LISBOA EU E OS MEUS DOIS IRMÃOS PARA FAZER UM HEMOGRAMA PARA SABER SE ALGUM DE NÓS ERA COMPATIVEL COM O PAULO, ASSIM SE CHAMOU DURANTE OS SEUS CURTOS 38 ANOS, PARA PODERMOS DOAR A MEDULA, MAS NÃO, NÃO HAVIA COMPATIBILIDADE E, AUTOTRANSPLANTE NÃO PODIA SER, AFINAL ERA MESMO NA MEDULA QUE A DOENÇA SE INSTALARA. JULGO QUE SEMPRE ACREDITEI QUE AS COISAS NÃO IRIAM SER TÃO RÁPIDAS, FOI INTERNADO COM UMA PNEUMONIA NO DIA 28 DE JANEIRO E FALECEU A 29 DE MAIO. ESTA É A FORMA SUCINTA DE DOIS, QUASE TRÊS ANOS DE SOFRIMENTOS, MAS NÃO É ISSO QUE AGORA AQUI IMPORTA, IMPORTA MUITO MAIS, IMPORTA PERCEBER QUANTO IMPOTENTES SOMOS PERANTE AS LEIS DE UMA MORTE ANUNCIADA. ELE LUTOU DE FORMA IRREPREENSIVEL, COMO ELE GOSTAVA DE DIZER “Voçês sabem lá o que é peixe agulha”, FOI ESTUDAR, ENTROU PARA A UNIVERSIDADE, QUERIA TIRAR PSICOLOGIA, TINHA EXAME A 6 DE JUNHO, JÁ DEPOIS DE FAZER UMA SÉRIE DE CADEIRAS, ESTUDOU ATÉ À VESPERA, ATÉ AQUELE 28 DE MAIO. JÁ DEPOIS DE DOENTE FUI BUSCA-LO PARA TOCAR PARA MIM, RECORDO A TOSSE, OS SUORES, AS DORES, MAS FICA MUITO MAIS A ESPERANÇA, O ACREDITAR, “ERA O QUE FALTAVA ERA QUE MORRESSE AGORA, TENHO UMA VIDA P`LA FRENTE E DUAS FILHAS PARA CRIAR, NÁ ELA NA ME GANHA”. ESTA É UMA REFLEXÃO EM VOZ ALTA, TÃO ALTA QUE ESPERO QUE ELE ME OIÇA E QUE ME DIGA LÁ DE ONDE ESTEJA, “GUARDEM O EXEMPLO, EU QUE SEMPRE SOUBE DE TUDO E POUCO VOS CONTEI, EU QUE SEMPRE SOUBE QUE AS ESPERANÇAS ERAM POUCOS E ERA EU QUE SEMPRE VOS ANIMAVA, LEMBRAS-TE ZÉ DAQUELE MEU SORRISO QUANDO NÃO ME DERAM TEMPO DE ME DESPEDIR DE VÓS?, É ESSE QUE QUERO QUE GUARDES E QUE DÊS AOS OUTROS, MESMO PARA AQUELES QUE NOS DÃO RAIVA E REVOLTA NAS SUAS FACES, É QUE ASSIM PODE SER QUE APRENDAM A SORRIR, E UM DIA QUANDO NOS ENCONTRARMOS TODOS NO FINAL, FAREMOS UMA FESTA, UMA GRANDE FESTA, PORQUE PERCEBEMOS FINALMENTE QUE A VIDA SÓ FAZ SENTIDO COM PAZ E PERDÃO…AINDA POR CIMA PORQUE SÓ LUTAMOS CONTRA A MORTE QUANDO PERCEBEMOS QUE ANDAMOS ESTUPIDAMENTE A LUTAR CONTRA A VIDA”

s500x5009.jpg

PARA DEIXAR MENSAGEM – zegoncalez@sapo.pt

1 Comentário

  1. Ele foi e será sempre o MEU HERÓI
    Obrigada pelas palavras tio. Um beijo com muita saudade.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

