“Outra vida…”

“- Estou no Céu, acabei de chegar e encontro-me com deus”, “ – Então Zé, conta-me lá o que fizeste lá por baixo? “ – Nunca pensei que um dia me fizesse esta pergunta! Não me diga, que não viu o que andei a fazer lá por baixo?” “ – Não? Então julgas, que consigo olhar para todos lá em baixo? Que importância julgas que tiveste? Que importante te julgas, para pensares que Eu, perderia o meu tempo a olhar para ti? Estás-te a esquecer que, tiveste tudo. Trabalho, água, pão, divertimento. Tens por acaso noção de quantos não têm trabalho? Não tem nada para comer? E as suas vidas se resumem a aproveitar o que os outros não querem?. Terás Tu por acaso noção que, desde que iniciamos esta conversa, lá em baixo já morreram milhares de pessoas à fome, por não terem sequer, aquele pequenino pedaço de pão, que tu, todos os dias ias dar aos pardais do jardim? Terás Tu, a mínima noção de quantos agora, pelo mundo fora, não morreriam, se pudessem aproveitar uma única gota da água que tu deitas no autoclismo? E vens-me perguntar, cheio de admiração, porque não te observei, enquanto lá andaste por baixo? A ti dei-te tudo. Nasceste com tudo. Pai, Mãe, família. Um corpo perfeito. Já alguma vez pensaste como vivem aqueles, que não conseguem; ver ou andar? Alguma vez, por acaso, olhaste para os teus irmãos, que embora te parecendo tão normais, não conseguem raciocinar? Por acaso, alguma vez percebeste que, há quem nem sequer tenha mãos, para realizar um gesto tão simples como levar a comida à boca? Ou subir uma escada? E já agora, diz-me lá, se soubesses que Eu, não te estava a observar, ainda te portavas pior?. Agora sim, é chegada a altura, diz-me lá como te portaste? “ – Mal. Concerteza. Depois de tudo o que me disse, não lhe posso dizer que me portei bem. Vivi, sempre a pensar em mim. Jamais me lembrei dos que, morrem à fome ou de sede. Jamais me preocupei em ajudar aqueles que, não tento, fisicamente todos os recursos, reclamavam a minha ajuda. Fiz uma vida de, boa vida, nada me faltou”, “ – Já agora, diz-me outra coisa, foste feliz?”, “ – E há alguém feliz?”, “ – Não sei, diz-me tu. Tu é que andaste lá por baixo.” “ – Mas Deus também andou e viu como se vive lá por baixo. Sabe bem que, todos querem ter mais que todos, todos vivem para o seu próprio bem, todos fazem caminho, muitas vezes, pisando os outros e pouco se importando como chegar lá a cima. Nós todos, pelos vistos, fazemos as coisa mal. Mas já agora, se me permite, deixe-me perguntar. Porque nos fez assim?, Porque não nos fez a todos bons? Porque temos todos tantos defeitos?”,  “ – Enganaste, Zé. Eu fiz, todos os homens iguais. Apenas lhes dei características físicas diferentes. Fiz equilíbrio de inteligências e talentos. Coloquei ao alcance todos os mesmos meios, o problema é que, com o decorrer dos anos, foram delapidando tudo o que vos dei. Criaram guerras e destruíram territórios, esventram a terra e poluem o ar puro que sempre vos dei, lançam na água os frutos dessa cega evolução. Sob a capa do futuro e da modernização, tudo têm destruído e nem sequer se lembram que o futuro, é sempre amanhã e os de hoje, já cá não estarão. Vivem à conquista do futuro, destruindo o presente e tornando insuportável a vida dos seus próprios filhos. Ainda assim, digo-te: Não julgues que todos foram e são maus. Não. Muitos houve e há, que sempre souberam utilizar, tudo o que lhes coloquei ao alcance e o fizeram para o bem de todos, esses, estão de facto comigo no céu. Tu, enganas-te, abre os olhos, não estás no céu. É a tua consciência que te fez vir ter comigo, ao menos tiveste a coragem de reconhecer que a tua vida não presta. Acho que ainda vais a tempo. Acorda, vai viver e se por acaso ligaste ao que te estive a dizer, pode ser que um dia, te encontres de verdade comigo. Aqui no Céu…

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

