“Até já Portugal, até sempre Scolari…”

            Fechou-se o palco, assim poderia chamar ao texto de hoje, mas não. Preferi chamar-lhe “Até já Portugal, até sempre Scolari”.

            É certo que desta vez não fomos brilhantes, é certo que todos queríamos, gostávamos e sonhámos com Portugal na final, é certo que, como bons Portugueses, queríamos o melhor para a nossa selecção e naturalmente o melhor era vencer, era ir mais longe, assim como os bons pais querem sempre o melhor para os seus filhos, achando-os sempre os melhores, os mais capazes, cheios de dons e qualidades, assim nós olhamos e sentimos a nossa selecção e se este nós vos souber a uma unidade colectiva exacerbada, então troco o nós, por alguns de nós, provavelmente a maioria de nós.

            É certo e sabido que muitos há, vá se lá saber porquê, que estavam desejando que isto acontecesse, ou porque não gostam do Scolari, ou porque não gostam dos jogadores, ou porque não gostam da federação, ou, ou, ou…ou tão simplesmente porque não lhes interessa nem agrada o sucesso dos outros.

            Fechou-se um ciclo, se no campeonato anterior já se tinha fechado uma era, com o abandono de alguns históricos como o Figo, Rui Costa, Fernando Couto entre outros, a verdade é que agora se fecha outro com o adeus de Scolari, mas como em tudo na vida, já outro se abre, com a entrada dos Moutinhos e Nanis, enfim, foi é e será sempre assim, vamos de sonho em sonho abrindo e fechando ciclos, e, há lá coisa melhor do que sonhar aqueles sonhos bons? Não, claro que não.

            Eu hoje acordei como sempre muito cedo, para vir fazer o meu programa de rádio, viria mais feliz se tivéssemos ganho, mas ainda assim, não venho nada triste, não. Foram 19 dias de coisas boas, falou-se menos dos problemas do dia a dia, que como bem sabemos, esses sim, nos dão motivos para tristezas. É que o futebol, apesar dos milhões que envolve, não é uma coisa muito séria, é uma coisa para entreter e dar prazer, bolas, fartos de tantas coisas sérias andamos nós e não nos entretêm nada. Há 10 dias atrás andávamos desesperados a ver o país praticamente parado com o bloqueio dos homens dos transportes, prateleiras vazias, nada de alimentos frescos, pouco peixe ou carne, leite a ir para o lixo, pois é, isso sim é que são coisas sérias.

            Hoje acordámos e, as prateleiras não estão vazias, os combustíveis não faltam nas estações de serviço, os medicamentos não estão mais caros, bom, por acaso até estão, mas não por culpa da equipa de Scolari, enfim, eu gosto muito de utilizar a palavra enfim, não sei se já repararam, talvez a única coisa que tenhamos hoje á a prateleira dos nossos corações, com menos auto-estima e menos sonhos, mas isso amanhã já passou, é por isso que eu gosto tanto de desporto e destas coisas menos importantes, é que elas nascem, vivem e morrem sem nos afectar grandemente, umas vezes dão-nos mais motivos para a alegria outras nem por isso, mas ao menos vamos de sonho em sonho, com este orgulho de ter nascido aqui, nesta pátria de Pessoa e Camões há beira-mar plantada, que apesar de hoje já não fazer sentido, continuamos a cantar, “Contra os canhões, Marchar, Marchar”, que assim seja, daqui a dois anos há mais e espero que as nossas janelas se voltem a engalanar com as quinas do nosso orgulho. Numa esfera armilar rodeada de verde e vermelho, há quatro anos mais verde, na esperança que nos trouxeste, desta vez mais vermelha, nos sonhos derramados.

            P`la minha parte muito obrigado selecção, adeus Scolari, perdemos, fechou-se o palco, mas enquanto estivemos em cena, foi um orgulho ver aquela rapaziada e os milhões de Portugueses espalhados por esse Mundo fora a gritar “ Heróis do mar, nobre povo, nação valente e imortal”.

            Podem os sonhos morrer, mas nós, tenho a certeza, cá estaremos amanhã, de esperança renovada, a levantar do novo o esplendor de Portugal.”

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s