“Era o que faltava…”

         – “Então já foste vestir a camisa nova?”

         Esta talvez seja uma das frases que mais vezes ouvi a minha mãe, sempre que se comprava algo novo e eu, como qualquer jovem, que se queria empinocar todo, ia logo vesti-la. A minha mãe, como qualquer mãe, acho eu, não concordava nada com isso, achava sempre que as coisas novas se deviam guardar e utilizar nas ocasiões especiais. Devo dizer-vos que nunca concordei com esta visão, e claro, lá retorquia eu:

         – “Oh mãe, se se comprou foi para usar.”

         Hoje, tantos anos passados e com a liberdade de comprar e usar aquilo que bem me apetecer, desde que haja dinheiro para isso, claro, cada vez mais tenho essa filosofia, ou seja, comprei é para usar. Para mim, todos os dias e todas as ocasiões são especiais, devo dizer-vos que não concordo nada, e hoje cada vez menos, com essa coisa dos momentos e dias especiais.

         A vida passa tão depressa, tudo se consome em poucos instantes e nós, para que andamos feitos bacocos sempre à espera de um dia especial? Mas porque é que não fazemos de cada dia um dia de grandes acontecimentos, esse tal dia especial. Nos dias especiais, supostamente, engalanamo-nos todos, não é? Arranjamo-nos, penteamo-nos, lavamo-nos todos, perfumamo-nos e mais não sei quantas coisas, até porque cada um tem as suas manias e pancadas. Pois eu, não ligo nada a isso. Já viram que bom seria se todos os dias nos engalanássemos? Que bom seria, claro que há quem o faça, mas do que é que os acusamos logo? Vaidosos, para que andará todos os dias todo empiriquitado? Pois eu Acho que faz muito bem quem assim faz. Já viram cada dia é um acontecimento, que bom é poder viver bem e feliz, arranjar-se, gastar cada dia da forma mais fantástica. De que vale juntar, guardar, arrumar, sempre à espera do melhor dia, sempre à espera do dia Santo, ou do casamento dos amigos, bá, tudo balelas.

         Cá para mim é assim, se comprei, se tenho, é para usar, eu sei lá se amanhã cá estou e depois já nem me podem ver com a blusinha toda janota que hoje comprei para ficar um bocadinho mais bem parecido.

         Lembro-me de uma amiga que guardava religiosamente um serviço de loiça, caríssimo, dizia ela, já vinha do tempo da bisavó e só tinha sido utilizado no casamento da mãe, um dia mostrou-mo, era lindo de facto, com rebordos dourados e de um azul celeste absolutamente divinal. Lembro-me de lhe ter perguntado porque não o usava todos os dias, já viram que felicidade, que alegria, que gosto, seria comer todos os dias naquela maravilha, até a comida saberia melhor com certeza, mas não, foi quase uma ofensa – “Tas doido ou quê? Uma relíquia destas”. Talvez eu estivesse doido, ela entretanto já cá não está, o tal serviço é agora do filho, um bocadinho mais novo que eu. Um dia destes convidou-me para lá ir a casa jantar e ver umas coisas da mãe e, para meu espanto, então não é que o jantar foi servido no tal serviço que a mãe tão religiosamente sempre guardara. Que bom foi, e melhor ainda foi ver o Xico, um canito que lá têm, a lamber os restitos, servidos nos pratos de luxo. Fiquei contentíssimo, isso é que eu gostei de ver o bom do Xico a lamber os dourados rebordos. Sorte de Cão, pensei eu, e de certeza que o bom do animal estaria felicíssimo. Cá para mim é assim, se tenho é para usar, para gastar, eu sei lá que cão é que amanhã se pode andar por aí a pavonear com as minhas relíquias.

         O que temos é para nos tornar felizes e não escravos e protectores de felicidades adiadas, hoje estou cá e devo aproveitar tudo o que tenho, muito ou pouco não interessa, vou guardar para quê? Não, hoje estou vivo e devo ser e estar feliz, amanhã morro e depois até o cão me lambe os pratos, e com sorte o capote dará uma boa manta para a barraca, ná, era o que faltava, pode dar uma boa manta, mas vai roto e bem usado, mai nada!”  

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

