“Sol e Toiros…”

           Caros amigos e amigas, nunca permiti e jamais permitirei, neste meu espaço, que seja quem for, ofenda e mal trate alguém. Como tal e porque também não quero deixar de aprovar comentários, dou por encerrado o assunto do post anterior. Eu, tal como disse, é só a minha opinião, vale o que vale e não quero vincular ninguém aos meus gostos, agora também não aceitarei que me obriguem a querer e a viver aquilo de que não gosto, e jamais estarei em qualquer manifestação ou movimento para acabar com algo, só porque não gosto, ou porque vai contra os meus princípios, isso não, a não ser que envolva direitos humanos, aprendi que devemos respeitar os outros e para isso, o fundamental é aceitar, mesmo não concordando, algumas vezes, com as suas escolhas e opções, mas estão no seu pleno direito.

            Tudo isto é uma passagem e se cada um vivesse a sua vida, não interferindo e sobretudo não querendo que os outros sejam obrigados a adoptar as suas opiniões, tendências, escolhas, gostos e modo de vida, tudo seria melhor.

            Posso não gostar do “Amarelo”, mas jamais obrigarei a que andem todos de Azul. Exigir que se acabem algumas coisas só porque não gosto ou acho mal, isso sim, é um verdadeiro acto de barbárie, de falta de civilidade, e sobretudo, desrespeito pelo direito à liberdade dos outros.

             Eu gosto muito de Sol e Toiros e não me considero bárbaro e menos civilizado por esse facto!

Anúncios

8 comentários

  1. “Pior que o cego é quem não quer ver”

    • Meu caro calvin, pior que o que não quer ver, mas muito pior mesmo, é quem quer obrigar os outros a ver com os seus proprios olhos.

  2. antes de mais, não sou a favor nem contra as touradas. Apesar de não gostar particularmente do espectáculo em si, mas pronto, também não gosto de muitas outras coisas.

    Estou sempre disposto a ouvir os argumentos de ambos os lados e tendo em conta o que foi escrito nos ultimos dois posts penso que os argumentos pró-tourada não fazem muito sentido…a justificação através da tradição secular apenas é fraco…e há muitas tradições que por não se adequarem á epoca foram extintas.

    Penso que o argumento que se deve utilizar é que quem é contra as touradas mas que não renuncia á alimentação á base de carne não tem muita moral para dizer que não se deve fazer tal coisa aos animais porque o que acontece nos matadouros é pior ou igual.
    É certo que eu também não gostaria de estar numa arena a levar com as farpas de alguem a cavalo que apenas o faz para ganhar dinheiro e estimular o ego mas não me sinto com autoridade moral para criticar quando tambem eu gosto muito de comer o meu bife a cavalo!

    É uma discussão que penso não tem fim…sendo que no final de contas no entanto ainda posso dizer que pendo um pouco para quem se opoe ás touradas pois no final de contas (perdoem-me a ignorancia se assim nao for) é apenas um “espectaculo” que se destina a fazer dinheiro á custa do sofrimento de um animal não resultando qualquer beneficio para a sociedade em geral…

  3. My two cents:

    Geralmente, as tradições só acabam de duas formas: ou caiem em desuso ou são proibidas pelo Estado.

    Quando é o Estado a proibir, a coisa não corre lá muito bem. Por exemplo quando se proibiu o enterro dentro das igrejas, tradição um bocado palerma e principalmente pouco saudável, houve uma série de revoltas populares. Ora qual é o poder politico que quer enfrentar descontentamento? Nenhum. Por isso é que no que toca a proibir, o Estado, na maior parte dos casos apenas proibirá tradições que ponham em causa a saúde e dignidade humana. As touradas não se incluem nesse tipo de tradições.

    A outra forma de acabar com uma tradição é ela cair em desuso. Basicamente se ninguém for a touradas elas acabam. Não é isso que se assiste actualmente, as touradas arrastam muito público por todo o país. Talvez se a esmagadora maioria da população fosse como o Calvin que não gosta ou como eu que sem ser contra também não sou grande fan, a tradição das touradas já teria acabado.

    Tudo isto para dizer que uma tradição só por si não é argumento. Basta ver as inúmeras tradições que com o passar dos anos desaparecem. O facto de existir muita gente que gosta desse espectáculo que não é ofensivo ao ser humano (quer dizer, de vez em quando há um ou outro que se aleija, mas pronto isso é lá com eles) e que está disposta a dar não sei quantos euros para assistir, é a meu ver o principal argumento a favor das touradas.

    Já agora uma pequena nota, provavelmente desinteressante:

    Juridicamente, os animais são coisas, pelo que não têm direitos, sendo a expressão “direitos dos animais” errada.

    Desculpem lá os 2 km de texto.

  4. este sr miguel pereira disse tudo… se é tão desumano pq é que há cada vez mais afluência? haverá cada vez menos humanos?
    Já a sra Rennie deveria saber que a tauromaquia e as corridas são um dos, senão o, meios mais utilizado para a angariação de fundos para questões sociais! se tomar atenção ao mundo que os rodeia há muitas e muitas corridas de beneficiência, este ano que me lembre ja houve em alcochete, coruche, st antónio das areias, Granja, moita, serpa, arronches, estremoz, benavente… tendo em conta que a temporada tauromáquica abre a 1 de fevereiro e que estamos na epoca baixa, é obra.. fora as corridas de homenagem!
    As touradas estão bem e recomendam-se…

    Sou dos touros, sou português!!!

  5. Oh Dinis, não ligues a esta gente! Vivam os Toiros, Viva a festa brava! Eles não têm mais nada com que se entreter, coitados. Morrer eles bem primeiro que as toiradas, eles sabem lá o que é isso. É uma “malta” de esquerda, armados em grandes intelectuais. Fica bem dizer estas coisas assim e tal, a malta pensa e preocupa-se cos animais e tudo. Olé, Olé!!!

  6. Eu acho que a muitas mais coisas anti-humanas no mundo para se preocuparem do que Touradas. Por exemplo Abuso de criancas!

  7. Eu sou a favor que se deixe os touros em paz, os bichos não fazem mal a ninguem se não entrarmos no territorio deles e os provocarmos, mas sinceramente, não estou a ver determinadas vilas mais interiores do país sem essas festas.

    Fui recentemente a uma ,ao principio renitente, e gostei bastante, e não vi nenhum touro ser maltratado na largada, ele atém nem quiz sair de lá, gostava era de marrar, e pelo abanar do rabo via-se que andava contente, dá para acreditar?

    Quem não ficou muito contente, foram os 3 exibicionistas que foram de ambulâncias, mas tab isso é lá com eles, morre tanta gente na estrada e todos os dias, e ninguem quer saber disso.

    Sou contra o abuso doa animais, mas sinceramente não encontro nada de animalesco, nem de terrivel para o touro bravo.

    Um coisa que detesto é hiprocrisia e agora deixo aqui uma recomendação:

    Srs e sras hipócritas das associações defesa dos animais cujo o objectivo se cahalhar é arranjar uns tachos.

    Gostam do vosso bifinho á mesa?
    então gostam de animais criados com 6 meses, assim que nascem começam o seu inferno, um animal injectado com harmonas, para pesar e crescer rápido, quando nasce, é capado, amarrajo a uma majedoura meses a fio, proibido de andar por aí, de ter liberdae, encalausurado num espaço configno demasiado pequeno para um animal daquesles, e deposi abatido com perfuração do craneo a alta pressão.

    E continuam a comer bifes srs e sras protectoras doa animais,
    VÃO BUJIAR E TENHAM VERGONHA NESSAS TROMBAS, PORQUE NEM NOBREZA DE CARACTER TÊM PARA USAR CORNOS.

    O toiro tem mais nobreza de caracter que determinadas pessoas.

    Já agora para isto ficar perfeito, penso que nas touradas deviam usar um outro esquema de bandarilhas, para evita o sangue que a tanta confusão faz, caso contrário, corre-se o risco de acabar com tudo devido a uma pequeno pormenor.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s