“Autarquicas 2009, a minha visão…”

            Tenho andado para escrever sobre várias coisas, mas não tenho sabido bem por onde começar e sobre o que escrever. Nestes últimos tempos os assuntos seriam vários e todos me dizem algo. Podia falar da Fiape e do sucesso que obteve, podia falar sobre o desaparecimento do querido amigo Isaías, de quem muito gostava e sei bem que muito gostava de mim, sempre me apoiou e me mandou seguir em frente nestas coisas do fado, podia falar sobre o espectáculo do Zé Cid na Tv, e de algumas coisas que recebi, podia falar do “Meu” hóquei em patins e da tristeza da descida de divisão do “Meu” Estremoz, mas não. Curiosamente, e talvez perigosamente, vou falar de politica, mais concretamente de politica local e das autárquicas 2009. Talvez não devesse em função da minha condição de habitual entrevistador na Rádio Despertar, e, por ser uma figura conhecida na minha terra, me estar a queimar, ainda mais, com o que irei escrever a seguir, que não é mais do que a minha visão actual das coisas. Por outro lado, também acho, que tenho direito às minha opiniões, sempre me entendi como um ser pensante, e julgo que não é pelo facto de estar na rádio, de cantar e de me expor, que não tenho o direito a escrever e a partilhar o que penso. Bom, o preâmbulo já vai longo, vamos a isto:

         – Estão conhecidos os principais candidatos, pelas principais forças, à câmara municipal de Estremoz, começo pelo Dr. Luís Assis, candidato do CDS. Julgo que irá manter o habitual eleitorado do CDS, não mais, tem utilizado as linhas que lhe são concedidas no jornal Brados do Alentejo, para atacar, criticar, às vezes de forma bem violenta, a actual gestão da câmara municipal de Estremoz, em particular o seu presidente, o Dr. José Alberto Fateixa, por quem seguramente não morrerá de amores. Não sei se é uma boa opção, julgo que o CDS nestes últimos tempos critica tudo, o campo de futebol, o mercado, o rossio, a casa de Estremoz, etc., etc., etc., às vezes fá-lo de forma demasiado agressiva, e nalguns casos revela falta de conhecimento de algumas matérias. Mas faz o seu papel e está no seu direito, duvido é que leve alguém atrás para além do seu habitual eleitorado.

         Luís Mourinha, ex-presidente, que não se recandidatou há 4 anos em claro afastamento e discordância com a CDU, deu um tempo e apresentou o seu jogo, a CDU não deu resposta e ele decidiu não se recandidatar. Hoje, passados 4 anos surge como independente, o que é bom lembrar, sempre foi enquanto nas listas da CDU, e segundo dizem, nunca foi um candidato por quem o PCP morresse de amores, mas ganhava, tinha eleitores e tinham que engolir muitas coisas, dizem. Mas é candidato independente, diz que se chega à frente por solicitação de muitos estremocenses que, descontentes, lhe pediram para voltar. Não sei se assim será, mas sei que vem baralhar as contas e julgo que estará na corrida, a ver vamos se se traduz em votos o “descontentamento” anunciado, ou se por outro lado se desfaz o mito e acaba por ter uma votação insignificante, seja como for, veio agitar as águas e, para já, teve a sorte de a CDU apresentar um candidato que pode vir a beneficiar a sua candidatura, mas disso falarei mais à frente. Enquanto presidente manteve uma postura próxima dos seus eleitores, o que para uns foi uma mais valia para outros reveste-se de critica, “A câmara era governada a partir das tascas e dos cafés”Ao que parece, o Bloco de Esquerda local, pode vir a apoiar esta candidatura, o Dr. Carlos Luna já deixou isso nas entrelinhas.

         PSD e António José Ramalho, eu creio que conseguirá segurar o eleitorado do partido, mas para ganhar tem que conseguir granjear outras simpatias e outros apoios. Vamos ver como se movimenta o partido, é bom lembrar que o PSD de Estremoz é um turbilhão de emoções e opiniões, basta olhar para o que se passou há quatro anos, a sensação que deixa muitas vezes é que quem está dentro nunca consegue obter o consenso e o apoio de todos, e quem está fora está muitas vezes a criticar e a comportar-se como clara oposição. O Dr. Miguel Raimundo, eterno candidato, irá apoiar? Quem estará ao lado do Dr. António José Ramalho? Qual será o papel do Sr. Normando Xarepe? Esperava-se alguma renovação com a chegada do Prof. Nuno Rato, mas, ao olharmos para o já anunciado dir. de campanha, Sr. Alberto Silva, um histórico do PSD em Estremoz, ficam-me algumas duvidas, nada tenho contra o Alberto Silva, mas penso que os Estremocenses e os cidadãos próximos do PSD, esperavam outras caras e que, de alguma forma, se marcasse uma clara diferença do passado recente, assim não aconteceu e vamos ver que tipo de resultados trará. Cá estaremos para ver se o PSD se une, ou se se mantém no habitual jogo de bastidores, que em nada tem beneficiado o partido e os seus candidatos. Eu próprio, devo confessar, estava à espera de uma clara rotura com o passado, o que ao que parece não aconteceu. Vamos ver se o PSD vai “uno” e se assim entra na corrida pelo 1º lugar.

         Actual presidente da câmara, o Dr. José Alberto Fateixa, parte naturalmente em vantagem pois está em funções e normalmente que está em funções parte em vantagem, recordo que são raros os casos de um presidente que não é reeleito para um segundo mandato. Pagará a factura do governo da nação? Beneficiará da sua proximidade ao Governo, bem evidente neste mandato, o que permitiu manter em Estremoz alguns importantes serviços? Pagará a factura do desgaste e de algumas medidas menos entendidas? Quem irá na lista desta vez? É bom lembrar que com a entrada em vigor da Lei da paridade, uma mulher em cada 3 lugares, os três da frente não poderão ser os 3 actuais. Houve alguns momentos de frisson ao longo do mandato, e esta pré-campanha, fica com toda a certeza marcada pelas críticas actuais ao chefe de gabinete do presidente da câmara (que hoje mesmo pediu a demissão). Os Estremocenses estarão mais sensíveis à continuidade e ao trabalho realizado, ou estão demasiado descontentes e irão optar por outro candidato? Leva o Dr. José Alberto Fateixa, 4 anos de eventos, a casa de Estremoz, a manutenção do Centro de Saúde, PSP, GNR, mais uma sala no tribunal aumento e reestruturação no serviço de finanças, entre outras coisas? Ou leva as critica de muitos estremocenses de uma gestão muito colado ao governo da nação, muitas vezes autista e em alguns momentos vestida de alguma teimosia e de algum partidarismo? Com a critica de uma governação de gabinete e pouco próxima dos estremocenses. Cá estaremos para ver, mas julgo que o Dr. José Alberto fateixa parte na frente, vamos ver se consegue manter essa vantagem no dia das eleições e recebe os louros da vitória.

         Jorge Pinto? Sim, Jorge Pinto. Uma interrogação que eu próprio coloco, a dois níveis, o primeiro, na interrogação de quem é? Até eu não o conheço muito bem. Quanto ao segundo nível, porquê o Dr. Jorge Pinto? Será um erro de casting? Eu tenho uma leitura diferente, para mim, a CDU depois do não de alguns convidados, segundo consta, Dr. Júlio Rebelo, Dra. Odete Ramalho, acabou por escolher um homem do aparelho, desconhecido da maioria dos Estremocenses, anunciado como grande conhecedor das coisas da politica e do nosso concelho. Foi vice-presidente da câmara de Évora, no tempo do Dr. Abílio Fernandes. Quanto a mim, esta é a escolha possível dado a impossibilidade de um candidato local, com força e com verdadeiras aspirações à vitória. Apresenta a CDU um candidato para tentar manter o PCP na votação e por outro lado dar algumas esperanças ao Luís Mourinha, ou seja, do mal o menos, – “ não ganhamos mas não queremos lá o Fateixa”, a CDU, ao que dizem, nunca engoliu bem o Mourinha, mas, mal por mal… Quanto a mim, com esta escolha, arrisca-se a ficar em quarto lugar, mas é sempre bom lembrar que a CDU sempre soube pôr a sua máquina a trabalhar e a mover e motivar as suas tropas. Será assim desta vez e com este candidato?

         O Bloco de Esquerda apresentará candidato ou sempre apoiará o Mourinha?

         Este é um exercício que faço a esta distância e com os dados que tenho, não sei se estarei correcto e muito menos pretendo que estejam de acordo comigo, mas é assim que vejo as coisas e apeteceu-me partilhar esta minha visão convosco.    

23 comentários

  1. RAIMUNDO PARECE TER MENTIDO E FICOU ISOLADO NA REUNIÃO DE CÂMARA. AGUARDEMOS O DESFECHO DA NOTÍCIA.

  2. O Raimundo saiu-lhe o tiro pela culatra e a procissão ainda vai no adro. É voz corrente na cidade que po Dr. Raimundo parecia um pobre de Deus a engolir em seco as justificaçãoes do Vintém que ao que parece esteve determinado. (fonte amigo PS).

  3. A notícia que corre na cidade é de que o Vintém tê-lo-a enfrentado na reuniao da camara de hoje e ele Raimundo nem pestanejou, QUEM CALA CONSENTE. PORQUE RAIMUNDO ?? PORQUE??? ESTIVESTE MAL E AGORA PAGAS NA PRAÇA PUBLICA

  4. As palavras que vêm referenciadas no Jornal Brados do Alentejo, e da autoria de Miguel Raimundo, sobre Fernando Vintém, indiciam a existência de matéria criminal que poderá levar o segundo a pedir justiça em tribunal, para defender o seu bom nome. Os chamados danos morais.

  5. Até estava a ficar surpreendido pela positiva até se falar da cdu…
    Há azias que não coadunam com imparcialidade, é pena.
    4º lugar??? é esperar para ver, depois o tombo é maior

    • Meu amigo, não tenho qualquer tipo de Azia, provocada pela CDU, e julgo ter sido absolutamente imparcial, não vejo no meu texo qualquer palavra menos séria e digna para com a CDU, expressei a minha opinião e resalvo o facto de poder a CDU colocar no campo a sua habitual boa máquina e ter um bom resultado. Como sei que o candidato não é muito conhecido, entendo que se arrisca a CDU, por esse facto, a ficar em 4 lugar. É só uma opinião, séria e honesta. Abraços e muito obrigado por ter vindo. José Gonçalez

      • Eu não me queria alongar muito porque sou da opinião que os blogs não são o melhor sitio para o fazer.
        Respeito a sua e qualquer opinião, no entanto não considero que tenha sido “absolutamente imparcial” e acho sobretudo um exerto do texto menos sério e digno para a CDU e para o seu candidato, passo a citá-lo:
        “Apresenta a CDU um candidato para tentar manter o PCP na votação e por outro lado dar algumas esperanças ao Luís Mourinha, ou seja, do mal o menos, – “ não ganhamos mas não queremos lá o Fateixa”, a CDU, ao que dizem, nunca engoliu bem o Mourinha, mas, mal por mal…”

        Convenhamos que o seu publico alvo provavelmente se encontra nas antipodas da CDU mas o comentário é redutor da força que esta força politica tem no nosso concelho.

        Como li em outro comentário, “…seria escusado fazer tanta propaganda às “poucas” obras oportunistas do partido socialista. Não foram obras que se digam essenciais, e algumas delas foram protocolos que se um qualquer outro executivo lá estivesse, tambem não deixaria fugir algumas delas.”

        No entanto, respeito o seu comentário do ponto de vista de uma opinião pessoal, mas alerto para que, como o próprio Zé disse “Talvez não devesse em função da minha condição de habitual entrevistador na Rádio Despertar, e, por ser uma figura conhecida na minha terra, me estar a queimar”

        Não diria tanto, mas um pouco mais de cuidado no discurso preservando a imparcialidade só lhe cairia bem…

      • Caro Tobias, mais uma vez, muito obrigado. Vou responder pela última vez, não que o meu amigo não mereça, não. Mas porque andaremos sempre à volta do mesmo. Julgo que, e analisando exactamente o bocadinho do texto que refere, não há nas minha linhas, e muito menos na minha mente qualquer atitude de parcialidade e muito menos de “indignidade” para com a CDU e o seu candidato. O que aí está é a minha opinião em função do candidato que apresentaram, entendo eu, e isso vale o que vale, que esta foi a leitura que a CDU fez, se não foi, não foi, agora nada me proíbe de ter essa leitura. Indigna, parcial e pouco sério, era tecer comentários sobre o candidato. Garanto-lhe que não seria o que pensava se o Dr. Júlio, ou a Dr.ª. Odete tivessem aceitado. Mas isso é só a minha leitura e não vincula nada, nem ninguém. Quanto à segunda observação, a das “obras” e “propaganda”, lamento, mas mais uma vez estamos em total desacordo. O que digo, como questão, é se os Estremocenses acharão que deverá continuar o actual presidente, e olharão sob a perspectiva do que se fez, ou se pelo contrário não tomarão isso em linha de conta? Refiro-me a factos e aos diversos ângulos de análise, por parte dos estremocenses, desses mesmos factos. Quanto ao facto de eu ter assumido este texto e decidido partilhar convosco as minhas opiniões, não vejo mal nenhum, como já referi, fi-lo de uma maneira séria e dando a cara. Há jornalistas, em órgãos nacionais, com um peso bem diferente do meu, que todos os dias dão opiniões e analisam os governos, partidos, politicas, etc., e que depois realizam entrevistas e debates. Faço-o há muitos anos e sempre tentei ser o mais justo e imparcial, falharei como todos falham, mas jamais o fiz de forma consciente ou propositada. Por fim gostaria de lhe dizer, meu caro amigo, que não estou preocupado com o “tombo” como diz, não estou em cima de nenhum pedestal e muito menos pretendo estar. Não estou, não vou e não faço parte de qualquer lista ou movimento político, por isso garanto-lhe, estou bem à vontade! A minha guerra é outra, Musica!
        Abraços, José Gonçalez

  6. mentiroso esse raimundo mentiroso e mau, perdemos um grande homem presidente ai isso perde-mos e ele vai.se embora , malandro esse RAIMUNDO, mentirosos mau caracter

  7. É muito engraçado, mas parece que no meio disto tudo o Raimundo é que saí como o culpado das asneiras que o Sr. Acessor fez durante todo o mandato.
    E mais engraçado, é todos os comentários aqui, serem alegadamente de pseudo amigos de fontes do PS. Porque será?
    Será que os socialistas agora tentam desculpar as asneiras do Sr. Professor Vintem atribuindo a culpa ao Dr. Miguel Raimundo?
    MEus senhores, abram os olhjos. Só quem não quer ver e quem não quer saber da verdade.
    É publico, até porque os prórprios já conversaram sobre isso com algumas pessoas que se calhar não deveriam saber porque viria para a praça publica, mas a verdade é que o Sr. Professor não se demitiu. Oficialmente a história é essa que saí cá para fora. Mas a verdadeira história, devem perguntar aos dois pesos pesados de estremoz do PS. Claro que eles vão desmentir mas a verdade é que o “convidaram” a sair uma vez que tem tido implicações negativas no partido socialista o desempneho do mesmo, principalmente neste ultimo ano de mandato. Mentira, vão logo dizer os socialistas. VERDADE, pois as pessoas que o fizeram, SABEM, e SABEM com quem falaram e com quem comentaram o sucedido. Portanto, não atirem areia para os olhos dos estremoceneses. Sabem que isto e a derrota nas eleições na Escola Secundária está a prejudicar e muito o PS Estremoz, portanto não iludam as pessoas e tentem atribuir este turbilhão em que o PS está metido, a outras pessoas.
    Ao Sr. José Gonçalez, devo dizer que não o via a fazer uma critica politica neste seu blog, mas confesso que em alguns pontos, concordo com as suas opiniões. Aliás, no geral até concordo com a maioria delas. Mas, seria escusado fazer tanta propaganda às “poucas” obras oportunistas do partido socialista. Não foram obras que se digam essenciais, e algumas delas foram protocolos que se um qualquer outro executivo lá estivesse, tambem não deixaria fugir algumas delas.
    Boa continuação e parabens pelo blog e boa continuação da excelente carreira musical.

  8. MALANDRO CANALHA JÁ TODOS CONHECEM ESSE ENERGUMENO DO RAIMUNDO

  9. É VREDADE SIM, O JULINHO ESTAVA CABISBAIXO E O RAIMUNDO PARECIA UM ANJINHO MAS SEM ASAS COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS

    • Esses palhaços que chama tudo e mais alguma coisa ao Raimundo, deveriam olhar para eles prórprios.
      Deixem lá. Não é a dizerem aqui mal do homem que vão ter mais votação na eleições. Ele não está a concorrer a nada. Mas ainda assim o ps anda com medo dele. Estão mesmo acaçaçados com os resultados que vão ter nas eleições. Agora arranjaram esta desculpa. Qual será a seguinte?
      Querem ver que ainda vem o Raimundo como culpado do Sadio Socilaista ter perdido as eleições na escola? Ainda vamos a ver o Sr. Sadio a fazer uma queixa criminal ao Raimundo em tribunal por este em pensamento ter ordenado que ele perdesse as eleições na escola. Isto é só rir! É só comenta´rios dos mesmos socialistas de sempre. Coiados. Não têm mais para onde se virarem….

  10. Ó Pica Pau, Canhoto, sabes tudo… pá.. tudo…

  11. O Professor demitiu-se sim, foi por iniciativa dele. agora não venhas falar em falsidades pica pau. o Prof. demitiu-se POR INICIATIVA DELE MESMO, OK????

  12. TODA A GENTE SABE QUE O PICA PAU É O VENENOSO DO CANHOTO E SUA PARTENER ISTO É CONFIORMADO POR GENTE DA CAMARA QUE O SABE

  13. A mania de atribuirem nomes ao Pica Pau…..
    Já sabia que o pessoal ficava revoltado. Bem sabem que é verdade que o vintem foi pressionado a demitir-se. Senão fosse assim, porque é que este pessoal anda aqui tão revoltado quando se diz que quem sabe, tem a consciencia que a demissão dele foi forçada pelo ramalho e pelo fateixa?
    Não se iludam. Acalmem-se. Ainda se virá a saber mais coisas…..
    Cumprimentos do Pica Pau que não é canhoto……

  14. A mania de atribuirem nomes ao Pica Pau…..
    Já sabia que o pessoal ficava revoltado. Bem sabem que é verdade que o vintem foi pressionado a demitir-se. Senão fosse assim, porque é que este pessoal anda aqui tão revoltado quando se diz que quem sabe, tem a consciencia que a demissão dele foi forçada pelo ramalho e pelo fateixa?
    Não se iludam. Acalmem-se. Ainda se virá a saber mais coisas…..
    Cumprimentos do Pica Pau que não é canhoto……

  15. OFF TOPIC: Cinco concelhos portugueses iniciam candidatura à UNESCO

    Os concelhos de Estremoz, Marvão, Almeida, Elvas e Valença iniciaram hoje o processo de candidatura das suas fortificações a Património da UNESCO, numa declaração aprovada pelos ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros e pelo ministro da Cultura

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=135852

  16. Solidarizem-se mas é com o Homem, o Vntém, que foi vitima de uma CABALA desse Raimundo mas tu ser sabe, mais cedo ou mais tarde. Tenho dito. Rosa Prates

  17. O texto é claro, limpo, muito bem escrito e faz todo o sentido. É lucido e revela conhecimento, ainda mais teve a coragem de o colocar aqui na sua página. É natural que a CDU, não goste, eu tambem não gostei do candidato que apresentaram, mas deviam ter pensado nisso antes. Agora é chover no molhado

  18. Há uma onda de solidariedade para com o Prof. Vintém que tem vindo a crescer, ao mesmo tepo que se sabe que tudo poderá ir parar a tribunal por ofenças ao bom nome deste, Brados incluído.

  19. Este é p desprezo que o PSD Nacional, dá ao Joaquim Miguel Parelho Raimundo: http://www.psd.pt/?idc=400&idi=284&action=5


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s