“Autarquicas, 2009, a minha visão…”

                 Talvez alguns já não se lembrem, mas, a 25 de Maio deste ano,  escrevi este texto, hoje volto a colocá-lo, amanhã trar-vos-ei a minha leitura do texto, em função dos resultados de ontem.

                 – Estão conhecidos os principais candidatos, pelas principais forças, à câmara municipal de Estremoz, começo pelo Dr. Luís Assis, candidato do CDS. Julgo que irá manter o habitual eleitorado do CDS, não mais, tem utilizado as linhas que lhe são concedidas no jornal Brados do Alentejo, para atacar, criticar, às vezes de forma bem violenta, a actual gestão da câmara municipal de Estremoz, em particular o seu presidente, o Dr. José Alberto Fateixa, por quem seguramente não morrerá de amores. Não sei se é uma boa opção, julgo que o CDS nestes últimos tempos critica tudo, o campo de futebol, o mercado, o rossio, a casa de Estremoz, etc., etc., etc., às vezes fá-lo de forma demasiado agressiva, e nalguns casos revela falta de conhecimento de algumas matérias. Mas faz o seu papel e está no seu direito, duvido é que leve alguém atrás para além do seu habitual eleitorado.

                Luís Mourinha, ex-presidente, que não se recandidatou há 4 anos em claro afastamento e discordância com a CDU, deu um tempo e apresentou o seu jogo, a CDU não deu resposta e ele decidiu não se recandidatar. Hoje, passados 4 anos surge como independente, o que é bom lembrar, sempre foi enquanto nas listas da CDU, e segundo dizem, nunca foi um candidato por quem o PCP morresse de amores, mas ganhava, tinha eleitores e tinham que engolir muitas coisas, dizem. Mas é candidato independente, diz que se chega à frente por solicitação de muitos estremocenses que, descontentes, lhe pediram para voltar. Não sei se assim será, mas sei que vem baralhar as contas e julgo que estará na corrida, a ver vamos se se traduz em votos o “descontentamento” anunciado, ou se por outro lado se desfaz o mito e acaba por ter uma votação insignificante, seja como for, veio agitar as águas e, para já, teve a sorte de a CDU apresentar um candidato que pode vir a beneficiar a sua candidatura, mas disso falarei mais à frente. Enquanto presidente manteve uma postura próxima dos seus eleitores, o que para uns foi uma mais valia para outros reveste-se de critica, “A câmara era governada a partir das tascas e dos cafés”Ao que parece, o Bloco de Esquerda local, pode vir a apoiar esta candidatura, o Dr. Carlos Luna já deixou isso nas entrelinhas.

                PSD e António José Ramalho, eu creio que conseguirá segurar o eleitorado do partido, mas para ganhar tem que conseguir granjear outras simpatias e outros apoios. Vamos ver como se movimenta o partido, é bom lembrar que o PSD de Estremoz é um turbilhão de emoções e opiniões, basta olhar para o que se passou há quatro anos, a sensação que deixa muitas vezes é que quem está dentro nunca consegue obter o consenso e o apoio de todos, e quem está fora está muitas vezes a criticar e a comportar-se como clara oposição. O Dr. Miguel Raimundo, eterno candidato, irá apoiar? Quem estará ao lado do Dr. António José Ramalho? Qual será o papel do Sr. Normando Xarepe? Esperava-se alguma renovação com a chegada do Prof. Nuno Rato, mas, ao olharmos para o já anunciado dir. de campanha, Sr. Alberto Silva, um histórico do PSD em Estremoz, ficam-me algumas duvidas, nada tenho contra o Alberto Silva, mas penso que os Estremocenses e os cidadãos próximos do PSD, esperavam outras caras e que, de alguma forma, se marcasse uma clara diferença do passado recente, assim não aconteceu e vamos ver que tipo de resultados trará. Cá estaremos para ver se o PSD se une, ou se se mantém no habitual jogo de bastidores, que em nada tem beneficiado o partido e os seus candidatos. Eu próprio, devo confessar, estava à espera de uma clara rotura com o passado, o que ao que parece não aconteceu. Vamos ver se o PSD vai “uno” e se assim entra na corrida pelo 1º lugar.

                Actual presidente da câmara, o Dr. José Alberto Fateixa, parte naturalmente em vantagem pois está em funções e normalmente que está em funções parte em vantagem, recordo que são raros os casos de um presidente que não é reeleito para um segundo mandato. Pagará a factura do governo da nação? Beneficiará da sua proximidade ao Governo, bem evidente neste mandato, o que permitiu manter em Estremoz alguns importantes serviços? Pagará a factura do desgaste e de algumas medidas menos entendidas? Quem irá na lista desta vez? É bom lembrar que com a entrada em vigor da Lei da paridade, uma mulher em cada 3 lugares, os três da frente não poderão ser os 3 actuais. Houve alguns momentos de frisson ao longo do mandato, e esta pré-campanha, fica com toda a certeza marcada pelas críticas actuais ao chefe de gabinete do presidente da câmara (que hoje mesmo pediu a demissão). Os Estremocenses estarão mais sensíveis à continuidade e ao trabalho realizado, ou estão demasiado descontentes e irão optar por outro candidato? Leva o Dr. José Alberto Fateixa, 4 anos de eventos, a casa de Estremoz, a manutenção do Centro de Saúde, PSP, GNR, mais uma sala no tribunal aumento e reestruturação no serviço de finanças, entre outras coisas? Ou leva as critica de muitos estremocenses de uma gestão muito colado ao governo da nação, muitas vezes autista e em alguns momentos vestida de alguma teimosia e de algum partidarismo? Com a crítica de uma governação de gabinete e pouco próxima dos estremocenses. Cá estaremos para ver, mas julgo que o Dr. José Alberto fateixa parte na frente, vamos ver se consegue manter essa vantagem no dia das eleições e recebe os louros da vitória.

                Jorge Pinto? Sim, Jorge Pinto. Uma interrogação que eu próprio coloco, a dois níveis, o primeiro, na interrogação de quem é? Até eu não o conheço muito bem. Quanto ao segundo nível, porquê o Dr. Jorge Pinto? Será um erro de casting? Eu tenho uma leitura diferente, para mim, a CDU depois do não de alguns convidados, segundo consta, Dr. Júlio Rebelo, Dra. Odete Ramalho, acabou por escolher um homem do aparelho, desconhecido da maioria dos Estremocenses, anunciado como grande conhecedor das coisas da politica e do nosso concelho. Foi vice-presidente da câmara de Évora, no tempo do Dr. Abílio Fernandes. Quanto a mim, esta é a escolha possível dado a impossibilidade de um candidato local, com força e com verdadeiras aspirações à vitória. Apresenta a CDU um candidato para tentar manter o PCP na votação e por outro lado dar algumas esperanças ao Luís Mourinha, ou seja, do mal o menos, – “ não ganhamos mas não queremos lá o Fateixa”, a CDU, ao que dizem, nunca engoliu bem o Mourinha, mas, mal por mal… Quanto a mim, com esta escolha, arrisca-se a ficar em quarto lugar, mas é sempre bom lembrar que a CDU sempre soube pôr a sua máquina a trabalhar e a mover e motivar as suas tropas. Será assim desta vez e com este candidato?

                O Bloco de Esquerda apresentará candidato ou sempre apoiará o Mourinha?

                Este é um exercício que faço a esta distância e com os dados que tenho, não sei se estarei correcto e muito menos pretendo que estejam de acordo comigo, mas é assim que vejo as coisas e apeteceu-me partilhar esta minha visão convosco.    

Anúncios

5 comentários

  1. Grande visão. mais uma vez está de parabéns. E para quando na camara o meu amigo?

  2. Que tal uma análise pós eleitoral?
    Uma viragem para o PS em Vila Viçosa e Borba aqui ao lado renova a maioria absoluta do Sá, que provavelmente vai colocar o irmão na Assembleia da República, como fica Estremoz?
    Do meu ponto de vista, após um arranque lento Estremoz engrenou a marcha-atrás, só espero estar errada.

  3. Borba dá cartas no Alentejo. Dr. Angêlo de Sá já mo disseram vai ser secretário de estado.

  4. É uma pena para Estremoz voltar a andar para traz. Estremoz não merecia isto, como é possível as pessoas não entenderem que é o futuro de todos que está em causa?

  5. Sou novamente a Manuela pra dizer que se diz nos cafes que agora é que vc não calça o cu na edece


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s