…”As Papoilas, da Seara!”…

AS PAPOILAS, DA SEARA!
(José Gonçalez)

HOJE VOLTEI A VER ESSES PARDAIS
QUE DE CINZENTO, EM PENAS SE VESTIAM
DEIXANDO SOB O CÉU, SEUS TRISTES AIS
E DE CORAÇÕES EM LUTO, ALI MORRIAM

HOJE VESTI, POR FIM, A NOSSA COR
DO LUTO DOS PARDAIS, DO CÉU EM LUME
AS VELHAS QUE CHORAVAM NOSSA DOR
BEBIAM-ME AS ENTRANHAS, EM PERFUME

E DEUS NA SUA CRUZ, EM PREGOS LAÇOS
FEZ DO SEU CHICOTE, OS MEUS PECADOS
DEIXANDO A MINHA ALMA EM PEDAÇOS
RASGADA PELO CHÃO, EM MIL BOCADOS

POR FIM VOLTOU DE NOVO A PRIMAVERA,
E TODAS AS PAPOILAS DA SEARA.
MORRERA EU AGORA, QUEM ME DERA,
POR SOBRE AS PAPOILAS, DA SEARA!

– “escrito ontem, em Alfama, no “Clube de Fado”, do meu amigo Mário Pacheco. Durante o jantar juntei em verso estas palavras, que agora aqui partilho convosco, espero que gostem!”

3 comentários

  1. PARABÉNS JOSÉ, MAIS UMA LETRA MUITO BONITA.

    DESEJO-LHE AS MAIORES FELICIDADES.

    FESTAS FELIZES, MUITA SAÚDE, PAZ E AMOR.

    Maria Pelado (Rosa do Cacem)

  2. Bom dia amigo boas quadras, eu tambem faço poesia poupular e gosto de música, aliás passei pelo Orfeão na altura do saudoso Professor Vermelho e em que o Octávio Martins era maestro, se possível gostava de postar alguns dos meus poemas dedicados ao Alentejo, abraço

    Vitor Pisco

  3. Aldeia de Pias

    Ò linda aldeia de Pias
    és o centro das atenções
    estive no Poncio à dias
    dei cumprimentos e saudaçoes

    És aldeia central
    tens farmácia e casa do povo
    passagem para o Alandroal
    desde o mais velho ao mais novo

    Corria tudo a pé
    das Casas Novas á venda
    com o Tói e o Zé
    levava sempre a merenda

    Vitor Pisco


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

